Salgados e Doces para casamento, do simples ao fino

Doces e salgados de casamento

Hoje vamos falar sobre um assunto de dar água na boca, doces e salgados para casamento. Pois eles são os responsáveis por dar as mesas do casamento vida e sabor. Então por isso, vou te ensinar a como calcular as quantidades, escolher as variedades, fazer a logística no dia da festa e tudo mais o que você precisa saber sobre doces e salgados de casamento.

Preciso encomendar salgados ou só doces para festa de casamento?

Bom, tudo vai depender de qual é a proposta para a sua festa. Já pensou qual será a refeição principal? Almoço, janta, café da manhã, canapés, etc… Para decidir qual será o prato principal, pense no orçamento, duração da recepção até o momento de servir a refeição principal e o estilo da sua festa.

Então depois de alinhar esses itens e escolher o prato principal vai ser mais fácil saber se é necessário ter os salgadinhos na festa. E caso vocês decidam que é preciso ter os salgadinhos na festa é só acompanhar o resto do post para saber a quantidade e a variedade ideal para a sua necessidade.

 Já os docinhos são sempre recomendáveis para a festa de casamento. Por isso vamos agora como acertar na quantidade e na variedade deles.

Como calcular o número de doces e salgados por convidado?

Doces

Geralmente é calculado 6 doces por pessoa. Porém esse número varia de acordo com a duração da festa, disposição dos doces e o tamanho deles. Por exemplo em uma festa que tem 5 horas de duração serão consumidos muito menos doces que uma festa com 10 horas de duração. Da mesma forma, se os doces estiverem mais perto dos convidados e da pista de dança mais doces serão consumidos do que se estivessem mais longe. Assim como o tamanho, quanto menores mais doces serão consumidos.

Infelizmente não há fórmula mágica, mas pensando no contexto geral de toda a festa é possível sim fazer essa estimativa. Então pense no número médio (6 doces por pessoa) e varie conforme a sua festa, cuidando sempre evitar desperdícios.

Salgados

Nos salgados é calculado 8 por pessoa. Porém assim como nos doces esse número varia de acordo com a duração da festa, disposição dos salgados, tamanho e também qual o tipo de prato principal.

Quanto a tempo de festa, local aonde ficam os salgados e o tamanho é igual aos doces. Mas a diferença aqui é na refeição principal. São 8 salgadinhos se a feição principal, como um almoço ou janta, for liberada em seguida. Agora se a refeição principal for somente um prato quente, se calcula 12 salgadinhos por pessoa e se for somente coquetel (quando é servido apenas salgados) calcula- se 18 salgados por pessoa.  

Quantas variedades de doces e salgados é preciso?

Doces

Se houver sobremesa 3 variedades de docinhos é suficiente. Agora se não houver sobremesa o ideal é 8 a 10 variedades de doces.  

Salgados

Para coquetel a média é 12 variedades de salgados. Já para aperitivo ou petisco 4 ou 5 variedades são suficientes.

Degustação de doces e salgados

É muito importante fazer a degustação tanto dos doces quanto dos salgados antes do dia do casamento, para que escolham os sabores e tipos que mais gostam. Além de ver ao vivo o resultado do trabalho dos fornecedores escolhidos.

Independentemente do número de variedades de doces e salgados que escolheram para ter no dia do casamento, é fundamental experimentar o máximo possível no dia da degustação. Porque assim terão uma noção maior do que os fornecedores oferecem e vão conseguir escolher as melhores opções para todos os paladares.

Quantas vezes é necessário degustar os doces e salgados? 3 vezes antes do evento é o suficiente.

Logística dos doces e salgados no dia do casamento

Antes de mais nada, forminhas ou bandejas especiais geralmente não são fornecidas junto com os doces ou salgados. Na maioria das vezes eles vem em formas e bandejas simples. Por isso caso queiram que os docinhos e salgados já venham prontos providenciem que as formas e bandejas sejam entregues para os fornecedores alguns dias antes do evento.

Quanto ao transporte dos doces e salgados ao local da festa ou recepção, verifiquem se os fornecedores entregam e se tem o adicional do frete. Além disso, também podem providenciar alguém para buscar os doces e salgados e levar até o local do evento. Porém, muito cuidado no transporte e com a exposição ao calor, pois pode danificar os alimentos.

No local da festa ou da recepção também é muito importante se atentar ao sol e ao calor. Por isso deve-se sempre colocar os doces e salgados na mesa pouco tempo antes dos convidados chegar e quanto a decoração toda já estiver pronta. E antes disso manter os alimentos na refrigeração para evitar qualquer problema.

A pessoa responsável pela reposição dos doces durante o evento é a copeira(o). Então para evitar o aspecto de mesa vazia é sempre bom contar com essa profissional.

Mesa de doces e salgados

O ponto alto da festa, a mesa dos doces (e a dos salgados também). Quem nunca ao ser convidado para um evento pensou na comida que serviriam que atire a primeira pedra. Por isso hoje em dia as mesas de doces e salgados se tornaram verdadeiras obras de arte, que encantam por sua beleza e sabor. Afinal, a gente como com os olhos, não é mesmo?

Então agora vamos ver dicas e inspirações para arrasar na mesa de doces e salgados.

Doces para casamento

A mesa dos doces em casamentos pode contar ou não com o bolo de casamento, seja ele fake ou real. Então confira com a decoradora antes se serão mesas diferentes ou uma só. A decoração da mesa dos doces é uma extensão do restante do local. Por isso é fundamental usar na mesa os mesmos elementos decorativos, cores e estilo.

Apostar em bandejas e objetos de suporte de diferentes níveis torna a decoração mais equilibrada e impecável. Bandejas e forminhas diferentes destacam ainda mais os doces da mesa. Uma super dica para economizar é deixar doces mais simples em formas mais bonitas e doces mais gourmets mais a vista e em formas mais simples.

As flores e luzes são elementos decorativos maravilhosos, mais cuidado com o excesso. Porque se não o principal elemento da mesa, os doces, ficarão ofuscados. 

Salgados para casamento

A mesa dos salgados é um caso diferente da mesa dos doces. Pois como já vimos o número de salgadinhos e suas variedades dependem do prato principal. Assim é também com o seu porte, depende da refeição principal do casamento.

Se no seu casamento for servido janta ou almoço, os salgadinhos podem ficar restritos a uma mesa lateral ou mesmo ser servida apenas pelos garçons. Porém se for servido somente um prato quente, aumenta a necessidade de uma mesa mais marcante ou uma apresentação mais bonita.

Agora se a refeição do casamento for somente o coquetel é fundamental ter uma mesa imponente e única. Potes, formas e bandejas de materiais mais nobres e em diferentes tamanhos contribuem para um visual lindo e encantador. Além disso, colocar bandejas de frutas pontuais junto aos salgados dão um ar mais sofisticado a mesa. Gostou das dicas de hoje? Então deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coquetel casamento
Alimentação Casamentos Noivas

Coquetel para casamento- Melhores bebidas para servir

Com os casamentos voltando a todo gás nessa temporada e os casais optando cada vez mais por coquetel na hora da refeição. Afinal, em muitas cidades o número de convidados ainda é restrito. O post de hoje está dedicado a te ajudar a escolher os melhores drinks para servir no coquetel do seu casamento e […]

Leia mais
Casamentos Noivas

Cerimonial de casamento- Qual é a ordem de entrada e como fazer dar certo?

Você já ouviu falar de cerimonialista, assessoria e cerimonial de casamento, mas não faz a mínima ideia de o que é o que e pra que serve? Se esse é o seu caso, você não está sozinha. Os preparativos para o casamento podem ser bem estressantes e ter alguns termos que mais dificultam do que […]

Leia mais
Noivos almoçando
Alimentação Casamentos

Como escolher o tipo certo de Buffet para o seu casamento?

Se antes mesmo da pandemia escolher o Buffet ideal para o casamento já era uma tarefa difícil, hoje em dia essa decisão pode dar ainda mais dor de cabeça. Então vem ver dicas simples para encontrar o Buffet certo para o seu tipo de cerimônia e bolso. Como escolher o tipo ideal de Buffet para […]

Leia mais