Decoração de casamento

A decoração de casamento é um dos principais serviços do grande dia e também um dos mais estressantes. Por isso o post de hoje é um mini guia que vai te ajudar a como planejar a decoração sem esquentar a cabeça e te dar dicas incríveis de decoração. 

Checklist para decoração de casamento

Antes de começarmos a falar da decoração propriamente dita é importante ter algumas informações do casamento já definidas ou em mente. Porque assim vai ficar muito mais fácil escolher a decoração e a pessoa que vai decorar.

Orçamento

É muito importante já ter o orçamento definido e com uma folguinha antes de procurar qualquer serviço para o seu casamento, incluindo a decoração. Porque assim você vai conseguir encontrar um bom profissional dentro do valor que você pode gastar e também ter dinheiro para contratar todos os outros serviços do casamento.

Faça do orçamento do seu casamento um amigo, não um inimigo. E um alerta do educador financeiro Thiago Nigro é “O grande problema é quando a gente não está pensando com a cabeça, mas com a emoção”. Então sempre tenha em mente seu orçamento para segui-lo a risca e não gastar além do estipulado.

Número de convidados

O número de convidados é fator determinante para todo o casamento. Seja para saber a quantidade a contratar do buffet, de bebidas, de doces, das lembrancinhas, o local da festa, os itens da decoração e para quantas mesas e uma infinidade de outras coisas. Por isso é fundamental decidir o número de convidados antes de começar a pensar na decoração do casamento.  

Local do evento

Depois de definido o orçamento e o número de convidados já determinado é a hora de decidir o local do evento, tanto da cerimônia quanto da festa. A decoração é feita conforme o lugar. Então por isso o casal precisa escolher o local antes de começar a decorar.  

Horário

O horário influi muito na decoração. Isso porque a decoração de um casamento de manhã não é a mesma decoração de um casamento a noite, são usados elementos decorativos diferentes. Por isso pense primeiro no horário que será o casamento, depois pode fazer a festa procurando inspirações de decorações que melhor combinam com o turno escolhido. 

Estilo do casamento

Então assim como os outros itens da lista decida o estilo do seu casamento antes de começar a procurar uma decoradora. Porque conhecendo seu orçamento, tendo o número de convidados, local do evento, horário e o estilo do casamento definidos, achar a sua decoração ideal ficará muito mais fácil.

Cerimonialista, decoradora ou DIY?

Agora que você já fez o checklist da decoração é hora de decidir quem vai decorar o seu casamento, seja na cerimônia ou na festa. Mas vale lembrar que independentemente do número de convidados ou do tamanho do seu casamento você pode escolher qualquer opção da lista ou mais de uma opção, tudo depende de qual o tipo de decoração, o orçamento e quanto tempo antes você vai começar a fazer.

Cerimonialista ou assessoria

Falando em decoração não há dúvidas de que uma cerimonialista ou assessoria facilitam bastante o processo. Porque desde o momento em que são contratas a cerimonialista ou a assessoria o casal tem o apoio de experts da área do casamento.

Então os noivos só precisam passar as informações da nossa listinha acima para esses profissionais e pronto, não precisam mais se preocupar, a busca por todos os fornecedores fica a cargo da cerimonialista ou assessoria. Assim sendo, contar com esse apoio especializado desde o começo é uma mão na roda para toda a organização do casamento e mais ainda para a decoração.

Decoradora

A decoradora é a pessoa responsável por deixar o nosso sonho ainda mais perfeito na vida real. Por isso uma ou um profissional de qualidade e confiança deve ser contratado para fazer a decoração. Quando é feita a contratação somente da decoradora sem cerimonialista ou assessoria as coisas são um pouquinho diferentes, pois os responsáveis pela fiscalização da decoração e todos os outros serviços é o casal.

São os noivos que tem que informar o que imaginam para a decoração e todos os itens da nossa checklist acima diretamente para a decoradora. Além disso, no dia do casamento o casal precisa escolher (ou contratar) alguém para ficar responsável de se certificar de que está saindo tudo com o planejado.

Em suma, a diferença principal entre a contratação somente da decoradora ou a cerimonialista/assessoria é o grau de envolvimento. Ou seja, a assessoria ou cerimonialista é responsável por todo o seu evento, incluindo os eventuais imprevistos, são as responsáveis por deixar o seu dia perfeito sem dor de cabeça. Já a decoradora é responsável somente pela decoração, a “fiscalização” do evento e de qualquer outro serviço é de responsabilidade inteira do casal.

DIY (do it your self)

A tendência do faça você mesmo ou também como é conhecida pela sigla DIY (do it your self) voltou com tudo nos últimos anos. E DIY é sinônimo de casamento totalmente personalizado e de 100% de envolvimento com a causa.

Com certeza é maravilhoso ter o mínimo possível de dor de cabeça com a organização do casamento. Porém meter a mão na massa é uma experiência única. Fazer a decoração com as próprias mãos pode sim ser mais econômico, mas como não é trabalho só para uma pessoa, aumenta e muito a união do casal, da família e dos amigos que ajudam nesse processo. Assim aumenta ainda mais aquele gostinho especial em ver tudo pronto.

Mas nem tudo são flores, ser responsável por toda a decoração pode ser bem estressante. Então pense bem antes e se certifique de ter bastante tempo e pessoas para encarar essa missão. E caso decida aceita-la confira o post Cinthia & Jonas – Mini Wedding em Casa, ele está recheado de ideias e projetinhos DIY.

Estações do ano vs decoração de casamento

Assim como o horário e o estilo as estações do ano influenciam muito no tipo de decoração para os casamentos. Por isso vale a pena conhecer as principais características das estações e as suas paletas de cores para fazer bonito na decoração do seu casamento.

Outono

O Outono já é conhecido por ser uma estação romântica e ainda abrange maio que é o mês das noivas. Por isso o Outono é uma das estações mais escolhidas para realização de casamentos.

E quando pensamos no Outono já imaginamos as folhas amareladas características da estação. Assim, as paletas de cores quentes como o vermelho, vinho, laranja e tons terrosos combinam perfeitamente com decoração nessa época.

Inverno

O Inverno é uma estação aconchegante e com o frio aumenta nossa necessidade de comer e o uso de roupas e tecidos mais quentes e elegantes. Assim é a estação perfeita para apostar em um Buffet mais requintado e decorado com a própria comida, visto que as flores são mais escassas nessa época.

Paletas de cores em verde escuro, dourado, prateado, branco e tons de azul destacam ainda mais esse ar sofisticado que só o inverno tem.

Primavera

Passarinhos cantando e jardins coloridos é o sinal da primavera. Uma estação alegre e colorida para os casamentos ao ar livre. Além disso, essa é estação para usar e abusar das flores e das cores marcantes na decoração.

A primavera combina com paletas de cores candy, rosas, vermelho vivo, azuis claros e tons de roxo exaltando assim a alegria e o sentimento de leveza e fluidez da primavera. 

Verão

A energia e a disposição que o verão nos proporciona é algo único, é muito conhecido por ser a temporada dos exercícios e praia. Todo esse ar de energia e começo contribui para casamentos descontraídos, praianos e campestres.

No verão as paletas de cores bem marcadas ganham força como fúcsia, rosas fortes, coral, esmeralda, Tiffany e tons de laranja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casamentos Noivas

Casamento na fazenda- Tudo o que você precisa saber

 O casamento na fazenda com um estilo sertanejo é marcante e muito divertido. Por isso o nosso post de hoje é para os casais country, que são fãs da cultura sertaneja e querem fazer um casamento bonito e homenageando a vida na fazenda. Então vem conferir comigo tudo o que vocês precisam saber sobre um […]

Leia mais
Casamentos Noivas

Os melhores e os piores conselhos para comprar o vestido de noiva

Uma vez que o noivado se torna público, com as lindas fotos do casal nas redes sociais, repleta de sorrisos e curtidas. Além da chuva de desejos de alegria que acompanha, que são muito bem-vindos, geralmente também vem os infinitos conselhos não solicitados do que e como fazer no seu casamento, que não são tão […]

Leia mais
Doces e salgados de casamento
Alimentação Casamentos Noivas

Salgados e Doces para casamento, do simples ao fino

Hoje vamos falar sobre um assunto de dar água na boca, doces e salgados para casamento. Pois eles são os responsáveis por dar as mesas do casamento vida e sabor. Então por isso, vou te ensinar a como calcular as quantidades, escolher as variedades, fazer a logística no dia da festa e tudo mais o […]

Leia mais