Decoração de casamento rústico

Se você assim como eu é muito apaixonada por casamentos rústicos ou ainda está decidindo qual será a sua decoração ou como faze-la, para tudo e vem conferir um guia super completo e simples de como fazer a decoração de casamento rústico dos sonhos. E claro, muitas dicas e inspirações para usar no seu casamento.

Guia fácil de decoração para casamento rústico

O casamento rústico transmite muito aconchego, charme e intimismo. Sem dúvida um dos estilos de decoração mais versáteis e encantadores que existe. E para fazer bonito em todos os detalhes, vamos ver como deixar cada elemento em perfeita harmonia com a decoração rústica.

O local

O Salão de festas e o local da cerimônia são a base para a decoração, de qualquer estilo. Assim embora sítios, fazendas, campos abertos, celeiros, chalés, decks e paisagens mais campestres, rurais e amadeiradas sejam a combinação ideal para a decoração rústica. Absolutamente nada impede você de decorar um casamento no meio da cidade, na praia ou até mesmo num local completamente industrial com o estilo rústico.

A grande questão é a composição da decoração. Como integrar todo o estilo rústico nesses cenários.  Mas para isso existem inúmeras empresas especializadas em decoração, que transformam todo o sonho em realidade. Agora se a decoração será produzida em maior parte pelos próprios noivos e familiares, ou se você quer várias ideias incríveis e super fáceis de reproduzir e inspirações lindas, leia com muita atenção os próximos passos.

MADEIRAAA…

A matéria prima para a decoração rústica de casamento é a madeira. Tudo que seja madeira, lembre madeira, tenha cor e textura de madeira… Bom, acho que já deu para entender que a madeira é fundamental na decoração rústica (rsrs).

Então não economize com móveis e elementos decorativos rústicos de madeira. Como por exemplo mesas, aparadores, portas, vasos, cestos e tudo mais o que couber na sua imaginação e orçamento.

Vasos e cestos feitos de palha e vime são elementos incríveis, de baixo custo e o diferencial na decoração rústica. Pode usar e abusar de troncos secos, lenha e tocos de árvore. Assim como banquinhos e escadas de madeiras. Esses detalhes lindos dão mais elegância e aconchego na decoração.

Flores e plantas

As flores, plantas e arranjos devem ser escolhidas com bastante cuidado para se harmonizar com o estilo rústico. Mas não se preocupe existem vários tipos de plantas e flores para a decoração rústica, e o principal para todos os gostos e bolsos.

As insubstituíveis flores do campo, maravilhosamente lindas são o cartão postal da decoração rústica. Além de incrivelmente bonitas vem em todas as cores e formas, também o preço é acessível para todos os bolsos.

Suculentas, flores secas, margaridas, mini margaridas e crisântemos também são ideais para casamentos rústicos e com o preço bem acessível. Cravos, Gerberas e Girassóis dão um toque para lá de especial, porém tem um valor mais elevado. Os galhos secos, sementes, plumas e capim dos pampas deixam a decoração mais refinada e elegante, vale muito escala-las para os arranjos.

Cores

A decoração de casamento rústico é muito marcada por cores terrosas, amadeiradas, quentes e toda a paleta de outono. Esses tons contribuem para o clima mais bucólico e deixam o ambiente mais elegante.

As paletas de cores de marsala, vermelho, amarelo, verde menta ou musgo, violeta, rosas e branco são infalíveis para a decoração rústica. Porque são cores que valorizam a madeira. Assim o ambiente fica equilibrado e harmonioso.

Altar, Tribuna ou palco

O Altar, tribuna ou palco onde os noivos vão se posicionar na hora do discurso da cerimônia é sem dúvida um dos locais que mais pedem atenção na hora de decorar. Afinal é o primeiro lugar de contato dos convidados com o seu casamento, e a primeira impressão… Além disso é local onde serão tiradas muitas fotos, pelos convidados e fotógrafos, e com certeza vocês querem ter registros lindos desse momento. Também é no altar a parte mais importante do casamento, a troca dos votos dos noivos.  

Então o que não faltam são motivos para decorar com muito amor o altar do casamento. E para arrasar na decoração rústica do altar, deixando os convidados bem inteirados da proposta do seu casamento desde o primeiro momento, vamos conferir algumas super inspirações e ideias.

Troncos de madeira de tamanhos variados, pergolados de madeira envernizados ou não, de formato em hexágono, triangulo, cubo, arco ou o quadrado tradicional. Os barris vintages ficam incríveis no altar também, sem falar das rodas de moinho, portas rústicas e os famosos aparadores rústicos tradicionais.  

Assento dos convidados

Assim como o altar, o lugar onde os convidados vão ficar durante a cerimônia deve receber atenção especial na sua decoração rústica. Bancos de madeira crús ou finalizados ajudam a criar um ambiente ainda mais rústico para a cerimônia. Cadeiras de madeira marrons ou brancas dão um toque mais refinado a cerimônia.

E além dessas opções mais tradicionais você pode optar por feixes de feno, assentos com lã, mochos ou banquetas de madeira e bancos de pedra. O enriquecimento que esses assentos dão na decoração é incrível. Assim deixa o estilo mais rústico e a decoração mais refinada.

Mesas

Agora falando sobre a recepção, uma das melhores vantagens do casamento rústico são as muitas possibilidades na hora de decorar. Assim independentemente do vocês forem servir na recepção, seja buffet, coquetel ou algum serviço empratado. As ou a mesas dos convidados podem ser de barril, tapera, de tampo com a base de moinho ou qualquer outro tipo de mesa de madeira.

Outra vantagem da decoração rústica é que se a mesa for de madeira a toalha é totalmente dispensável e um trilho de tecido ou folhas fecham com chave de ouro. Mas caso a mesa seja de outro material tecidos como a renda ou algum tecido mais encorpado também se encaixam super bem a decoração.

Mesa dos doces

Para a mesa dos doces, barris e mesas bem rústicas de madeira ficam muito elegantes e o resultado final é incrível. Aqui o ideal é que a mesa seja de madeira e que não se use toalha. Malas de madeira, livros, folhagens e suporte de doces e bolo de madeira são muito importantes para dar a decoração ainda mais vida.

Papelaria

Toda a papelaria do casamento também deve estar de acordo com a decoração rústica. Desde os convites, assim os convidados já saberão qual o estilo do seu casamento e como se vestir para a ocasião.

Papéis como o Kraft, pardo, cartão, papel telado e doilies de papel são perfeitos para os convites de casamento, tags, menus, lembrancinhas, número das mesas e toda a papelaria do casamento.

Tecidos

Os tecidos na decoração rústica são indispensáveis, eles ajudam a criar esse cenário campestre de uma forma muito charmosa. Os tecidos como juta, sisal, renda, cordas grosas, cordões, tapetes de lã e étnicos são grandes amigos da decoração rústica de casamento.

Vidros

Vasos, taças, garrafas, copos, potes ou qualquer outro detalhe de vidro fazem uma grande diferença na decoração rústica. Pois se harmonizam muito bem com a madeira e os tecidos rústicos.

Além disso os vidros também são super versáteis e podem ser usados nas mesas dos convidados, dos doces, na cerimônia, no altar e aonde mais você queira decorar. Sem falar que eles podem ficar no chão, em cima de um móvel ou até mesmo suspenso por um fio ou corda. Assim com certeza os vidros são excelentes complementos da decoração rústica e você pode sim usar e abusar deles.

Luzes

A iluminação de um casamento com decoração rústica deve ser muito bem pensada. Pois como já mencionado o estilo rústico remete ao campo e ao aconchego. Então usar velas (Eletrônicas ou naturais), fios de luz, pisca-pisca, lâmpadas pendentes, lanternas e lampiões e todo tipo de luz baixa contribui para esse clima acolhedor e elegante.

Caixotes e cestos

Os caixotes e cestos assim como os vidros podem ser usados em qualquer lugar do casamento. Afinal eles combinam perfeitamente com a proposta campestre. Podendo servir principalmente de base para flores, porta-retrato, para apoiar lembrancinhas e que mais você queira. O céu é o limite para esses elementos tão amados do casamento rústico.

E tudo mais o que caber na criatividade dos noivos

As dicas e sugestões do post são apenas algumas das várias opções que a decoração do casamento rústico permite. O site casamentos.com ainda fala que Baldes, cachepôs e leiteiras em aço galvanizado também enriquecem a festa. Por isso não tenha medo de combinar mais de um estilo de decoração ou outros elementos que não estejam no guia. O mais importante é que o casamento tenha o estilo do casal. Então bora juntar muita inspiração para fazer o seu casamento dos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Doces e salgados de casamento
Alimentação Casamentos Noivas

Salgados e Doces para casamento, do simples ao fino

Hoje vamos falar sobre um assunto de dar água na boca, doces e salgados para casamento. Pois eles são os responsáveis por dar as mesas do casamento vida e sabor. Então por isso, vou te ensinar a como calcular as quantidades, escolher as variedades, fazer a logística no dia da festa e tudo mais o […]

Leia mais
Coquetel casamento
Alimentação Casamentos Noivas

Coquetel para casamento- Melhores bebidas para servir

Com os casamentos voltando a todo gás nessa temporada e os casais optando cada vez mais por coquetel na hora da refeição. Afinal, em muitas cidades o número de convidados ainda é restrito. O post de hoje está dedicado a te ajudar a escolher os melhores drinks para servir no coquetel do seu casamento e […]

Leia mais
Casamentos Noivas

Cerimonial de casamento- Qual é a ordem de entrada e como fazer dar certo?

Você já ouviu falar de cerimonialista, assessoria e cerimonial de casamento, mas não faz a mínima ideia de o que é o que e pra que serve? Se esse é o seu caso, você não está sozinha. Os preparativos para o casamento podem ser bem estressantes e ter alguns termos que mais dificultam do que […]

Leia mais