Como escolher o tipo certo de Buffet para o seu casamento?

Noivos almoçando

Se antes mesmo da pandemia escolher o Buffet ideal para o casamento já era uma tarefa difícil, hoje em dia essa decisão pode dar ainda mais dor de cabeça. Então vem ver dicas simples para encontrar o Buffet certo para o seu tipo de cerimônia e bolso.

Como escolher o tipo ideal de Buffet para meu casamento?

Antes de mais nada o casal tem que saber exatamente quantos convidados serão e qual o seu orçamento para o casamento e o buffet. Dito isso o gosto do casal e o estilo da festa também são importantes nessa decisão.

No mundo dos casamentos quase não existem regras. Por isso a questão do tamanho da festa vs o que será servido só depende do tamanho do orçamento e estilo da festa. O casal pode sim servir um Buffet completo com direito a aperitivos, entrada, prato principal e tudo mais a que se tem direito para 15 convidados ou servir coquetel para 150 pessoas. Quem escolhe é o casal.

Assim pense no estilo da sua festa. É uma festa Boha, pé na areia e na praia? Por que não optar por um serviço empratado ou coquetel? Bom, a combinação de estilo de festa mais o que e como será servido também depende só do casal e do seu orçamento. Então vamos ver agora quais são as opções de Buffets e como cada uma funciona.

Quais são os tipos de Buffets para casamento?

Existe uma grande variedade de tipos de Buffets para casamento e formas diferentes de servi-los. Por isso agora vamos entender como cada uma delas funciona e qual a melhor para o seu casamento.

Serviço à americana

O serviço americano é popularmente conhecido como “self-service”. Nesse formato a comida fica disposta em réchauds ou travessas, em cima de ilhas ou mesas. Os talheres e pratos ficam empilhados ao lado, em cima de aparadores ou mesas. Assim os próprios convidados se servem na quantia desejada no próprio Buffet, sem o auxilio dos garçons.

Buffet tradicional

No formato à americana o Buffet tradicional é o mais comum. Com variedades de saladas, molhos, pratos quentes e carnes. Muitos casais também contratam a sobremesa junto com esse tipo de Buffet.

Como o Buffet tradicional tem bastante variedades de comida ele é considerado o mais completo. Por isso o valor dele é um pouco mais elevado, mas também um dos mais gostosos. Também há quem diga que não é o mais refinado, mas com um bom cerimonial e decoradores a disposição não tem erro, pode sim ficar uma refeição requintada e a altura da ocasião.

Buffet de Massas

Outro tipo de Buffet muito comum no estilo à americana é o Buffet de massas. E como o nome já nos diz, são vários tipos de massas e molhos a disposição dos convidados. O formato é o mesmo do tradicional, porém com massas.

Esse tipo de Buffet tende a ter um valor um pouco mais reduzido que o tradicional. Porém alguns casais preferem incluir um ou dois tipos de carne a esse menu, para o enriquece-lo. Desse modo o seu valor pode subir um pouco, mas ainda assim mais em conta que o tradicional.

Serviço à francesa

O serviço à francesa é o método de servir os convidados através de baixelas levadas por garçons, assim os convidados se servem na quantidade desejada. Essa forma de servir os convidados é uma das mais caras e sofisticadas. Afinal requer um grande número de garçons, trabalhando freneticamente para atender a todos os convidados.

O número de louças para aluguel como pratos, talheres e copos também são bem maiores. Pois no serviço a francesa cada refeição servida é para um tipo de prato e talher específicos.

O cardápio consiste em entrada, prato principal e sobremesa.

Esse tipo de serviço é recomendado a cerimônias super tradicionais e requintadas.

Serviço à inglesa

O serviço à inglesa é a forma que serve os convidados diretamente em suas mesas por meio de carrinhos com baixelas. Assim também é considerada uma das maneiras mais requintadas de servir os convidados.

Esse método exige ainda mais garçons e com mais habilidade. Pois apesar de o convidado escolher o que quer comer é o garçom que serve e finaliza o prato. Assim é necessário um lugar com um bom espaço para circulação dos garçons.

Serviço empratado

No formato de serviço empratado os convidados também são servidos em seus lugares, porém os pratos já vêm prontos da cozinha. Assim os garçons já os servem decorados e finalizados.

Para esse tipo de serviço também é necessária uma boa equipe de garçons, mas menos que no serviço à francesa e à inglesa. A maior concentração de profissionais fica na cozinha, pois eles precisam montar cada prato individualmente para servir.

Não há regra sobre qual é o cardápio nem sobre quantas vezes os garçons devem servir. O serviço empratado combina com todos os tipos de cerimônia.

Coquetel

O serviço de coquetel é um dos mais flexíveis, pois pode ser servido por garçons nas respectivas mesas dos convidados ou ficar disposto numa ou mais mesas e os próprios convidados se servirem. Com certeza é um dos serviços que cabe em todos os tipos de bolsos.

Agora que você já conhece quais são os tipos de Buffet e como cada um deles pode ser servido. Consulte sua noiva ou noivo e seu orçamento e escolham a forma que mais se adapta as suas circunstâncias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Doces e salgados de casamento
Alimentação Casamentos Noivas

Salgados e Doces para casamento, do simples ao fino

Hoje vamos falar sobre um assunto de dar água na boca, doces e salgados para casamento. Pois eles são os responsáveis por dar as mesas do casamento vida e sabor. Então por isso, vou te ensinar a como calcular as quantidades, escolher as variedades, fazer a logística no dia da festa e tudo mais o […]

Leia mais
Coquetel casamento
Alimentação Casamentos Noivas

Coquetel para casamento- Melhores bebidas para servir

Com os casamentos voltando a todo gás nessa temporada e os casais optando cada vez mais por coquetel na hora da refeição. Afinal, em muitas cidades o número de convidados ainda é restrito. O post de hoje está dedicado a te ajudar a escolher os melhores drinks para servir no coquetel do seu casamento e […]

Leia mais
Casamentos Noivas

Cerimonial de casamento- Qual é a ordem de entrada e como fazer dar certo?

Você já ouviu falar de cerimonialista, assessoria e cerimonial de casamento, mas não faz a mínima ideia de o que é o que e pra que serve? Se esse é o seu caso, você não está sozinha. Os preparativos para o casamento podem ser bem estressantes e ter alguns termos que mais dificultam do que […]

Leia mais