Cerimonial de casamento- Qual é a ordem de entrada e como fazer dar certo?

Você já ouviu falar de cerimonialista, assessoria e cerimonial de casamento, mas não faz a mínima ideia de o que é o que e pra que serve? Se esse é o seu caso, você não está sozinha.

Os preparativos para o casamento podem ser bem estressantes e ter alguns termos que mais dificultam do que facilitam essa preparação. Por isso hoje vou te ajudar a entender o que significa termos como cerimonial de casamento, assessoria e cerimonialista, para que serve cada função e se vale a pena terceirizar esses serviços.

O que é cerimonial de casamento?

O cerimonial de casamento é literalmente um roteiro de como deve acontecer a cerimônia. Desde a entrada dos convidados no início até a saída dos noivos no final, onde muitos casais costumam fazer a famosa chuva de arroz ou a mais nova chuva de bolhas.

Além disso o cerimonial de casamento ajuda e muito na organização. Porque com tantas coisas para se preocupar, alguns detalhes passam despercebidos na hora da organização do casamento. Por exemplo a ordem de entrada de pais e padrinhos é uma preocupação que muitos noivos nem sabem que precisam ter, mas que o cerimonial já tem até script.

Roteiro do Cerimonial

 O roteiro cerimonial mais antigo e considerado o mais tradicional segue essa ordem:

Na entrada da cerimônia

As mães dos noivos, madrinhas e até daminhas sempre entram do lado esquerdo. A única mulher da cerimônia a entrar do lado direito é a noiva.

– Convidados entram primeiro no local da cerimônia e se sentam;

– Em seguida entra o noivo e a mãe do noivo;

– Depois entram o pai do noivo e a mãe da noiva;

– Aí é a vez dos padrinhos e madrinhas entrarem. O primeiro casal a entrar é dos que representam o noivo, atras os da noiva e nessa ordem alternando até entraram todos os casais de padrinhos;

– Depois que os padrinhos já se sentaram ou se posicionaram perto do altar é a vez das daminhas, pajens e floristas entrarem um pouco antes da noiva;

-Então finalmente chega o momento mais esperado, a entrada da noiva.

 Na saída da cerimônia

– Os primeiros a sair são os pais. Os pais do noivo juntos e os pais da noiva juntos, tanto faz a ordem de qual casal de pais vai sair primeiro;

– Depois dos pais saem os padrinhos;

– Depois dos padrinhos saem as daminhas, pajens e floristas;

– Os noivos saem por último.

Da cerimônia para a festa

– Os noivos saem do local da cerimônia e vão para o ensaio antes da festa, o ensaio costuma ser na parte exterior do local da festa;

– Os convidados são conduzidos até suas mesas no local da festa;

– Após o ensaio dos noivos, eles fazem a entrada no salão;

– Fazem as fotos com a família, padrinhos, crianças e convidados;

– Depois das fotos a janta/almoço é liberada;

– Depois da refeição é feito o corte do bolo;

– Quando a maioria ou todos já tiverem comido os noivos dançam a famosa valsa e é liberada a pista de dança.

Vale a pena seguir o cerimonial de casamento?

O cerimonial de casamento não precisa ser o tradicional como está acima. Muito pelo contrário, a cada casamento que acompanhamos vemos que novos estilos e costumes vão surgindo. Porém é importante ter algum tipo de roteiro no dia do casamento para que aconteça tudo de forma organizada.

O que é cerimonialista de casamento?

A cerimonialista de casamento é a pessoa responsável por toda a organização do dia do casamento.  A pessoa encarregada de saber todos os tipos de cerimonial.  Além disso a cerimonialista é quem coordena tudo, mas tudo mesmo no dia da festa, para que os noivos e familiares não se estressem com nada.

É a cerimonialista que combina com os fornecedores o que entregar e aonde, o que cada funcionário vai fazer no dia da festa. Vai orientar na entrada da cerimônia quem deve entrar primeiro, em que hora, a música para cada entrada. Também na festa é a cerimonialista que vai dizer o horário das fotos, horário da comida, quando é para abrir a pista de dança e uma infinidade de outras coisas.

Todas essas atribuições da cerimonialista são previamente conversadas com os noivos, para que tudo fique alinhado com a expectativa deles.

Vale a pena contratar um cerimonialista de casamento?

A resposta é sim e como vale. Porque todo o andamento da festa, qualquer imprevisto ou problema quem vai resolver é a cerimonialista. No dia do nosso casamento a última coisa que a gente quer é se estressar ou sobrecarregar um membro da família. Então contratar uma cerimonialista é com certeza um bom investimento.

O que é assessoria de casamento?

A assessoria de casamento é quem auxilia os noivos desde o começo da preparação do casamento até o fim da festa. Ela é a responsável por entender o orçamento dos noivos e apresentar os fornecedores de todos os serviços para eles.

Além disso a assessoria ajuda na escolha do estilo da festa, logística do casamento, auxílio com a lista de convidados e muitas vezes um ouvido amigo. Contratando uma assessoria você não precisa se preocupar em procurar fornecedores, pois a assessoria fará isso.

Vale a pena contratar uma assessoria de casamento?

Vale sim. Fazer orçamento com vários fornecedores de todas as áreas, organizar a festa, fazer lista de convidados, correr para todos os lados com os imprevistos não é uma tarefa fácil. Só quem passou sabe como é estressante. E geralmente os noivos são de primeira viagem, nunca organizaram uma festa desse tamanho e importância antes, então não tem experiencia nenhuma com várias áreas de um casamento.

Por todos esses motivos ter um profissional do lado auxiliando desde o começo é de grande ajuda. Evita bastante dor de cabeça, além de ter um resultado final lindo e aproveitar o grande dia despreocupados.

Resumo

Cerimonial de casamento- É a organização da cerimônia, um roteiro de como devem ir acontecendo as coisas ao decorrer do casamento.

Cerimonialista- A pessoa responsável pelo andamento da cerimônia e da festa é quem deve conduzir o cerimonial.

Assessoria- A assessoria é a pessoa ou empresa que vai auxiliar os noivos desde o começo da preparação do casamento até o dia da festa. Cerimonialistas também podem ser contratadas para assessoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Doces e salgados de casamento
Alimentação Casamentos Noivas

Salgados e Doces para casamento, do simples ao fino

Hoje vamos falar sobre um assunto de dar água na boca, doces e salgados para casamento. Pois eles são os responsáveis por dar as mesas do casamento vida e sabor. Então por isso, vou te ensinar a como calcular as quantidades, escolher as variedades, fazer a logística no dia da festa e tudo mais o […]

Leia mais
Coquetel casamento
Alimentação Casamentos Noivas

Coquetel para casamento- Melhores bebidas para servir

Com os casamentos voltando a todo gás nessa temporada e os casais optando cada vez mais por coquetel na hora da refeição. Afinal, em muitas cidades o número de convidados ainda é restrito. O post de hoje está dedicado a te ajudar a escolher os melhores drinks para servir no coquetel do seu casamento e […]

Leia mais
Noivos almoçando
Alimentação Casamentos

Como escolher o tipo certo de Buffet para o seu casamento?

Se antes mesmo da pandemia escolher o Buffet ideal para o casamento já era uma tarefa difícil, hoje em dia essa decisão pode dar ainda mais dor de cabeça. Então vem ver dicas simples para encontrar o Buffet certo para o seu tipo de cerimônia e bolso. Como escolher o tipo ideal de Buffet para […]

Leia mais