
Você já ouviu falar de cerimonialista, assessoria e cerimonial de casamento, mas não faz a mínima ideia de o que é o que e pra que serve? Se esse é o seu caso, você não está sozinha.
Os preparativos para o casamento podem ser bem estressantes e ter alguns termos que mais dificultam do que facilitam essa preparação. Por isso hoje vou te ajudar a entender o que significa termos como cerimonial de casamento, assessoria e cerimonialista, para que serve cada função e se vale a pena terceirizar esses serviços.
O que é cerimonial de casamento?

O cerimonial de casamento é literalmente um roteiro de como deve acontecer a cerimônia. Desde a entrada dos convidados no início até a saída dos noivos no final, onde muitos casais costumam fazer a famosa chuva de arroz ou a mais nova chuva de bolhas.
Além disso o cerimonial de casamento ajuda e muito na organização. Porque com tantas coisas para se preocupar, alguns detalhes passam despercebidos na hora da organização do casamento. Por exemplo a ordem de entrada de pais e padrinhos é uma preocupação que muitos noivos nem sabem que precisam ter, mas que o cerimonial já tem até script.
Roteiro do Cerimonial
O roteiro cerimonial mais antigo e considerado o mais tradicional segue essa ordem:
Na entrada da cerimônia
As mães dos noivos, madrinhas e até daminhas sempre entram do lado esquerdo. A única mulher da cerimônia a entrar do lado direito é a noiva.
– Convidados entram primeiro no local da cerimônia e se sentam;
– Em seguida entra o noivo e a mãe do noivo;
– Depois entram o pai do noivo e a mãe da noiva;
– Aí é a vez dos padrinhos e madrinhas entrarem. O primeiro casal a entrar é dos que representam o noivo, atras os da noiva e nessa ordem alternando até entraram todos os casais de padrinhos;
– Depois que os padrinhos já se sentaram ou se posicionaram perto do altar é a vez das daminhas, pajens e floristas entrarem um pouco antes da noiva;
-Então finalmente chega o momento mais esperado, a entrada da noiva.
Na saída da cerimônia
– Os primeiros a sair são os pais. Os pais do noivo juntos e os pais da noiva juntos, tanto faz a ordem de qual casal de pais vai sair primeiro;
– Depois dos pais saem os padrinhos;
– Depois dos padrinhos saem as daminhas, pajens e floristas;
– Os noivos saem por último.
Da cerimônia para a festa
– Os noivos saem do local da cerimônia e vão para o ensaio antes da festa, o ensaio costuma ser na parte exterior do local da festa;
– Os convidados são conduzidos até suas mesas no local da festa;
– Após o ensaio dos noivos, eles fazem a entrada no salão;
– Fazem as fotos com a família, padrinhos, crianças e convidados;
– Depois das fotos a janta/almoço é liberada;
– Depois da refeição é feito o corte do bolo;
– Quando a maioria ou todos já tiverem comido os noivos dançam a famosa valsa e é liberada a pista de dança.
Vale a pena seguir o cerimonial de casamento?

O cerimonial de casamento não precisa ser o tradicional como está acima. Muito pelo contrário, a cada casamento que acompanhamos vemos que novos estilos e costumes vão surgindo. Porém é importante ter algum tipo de roteiro no dia do casamento para que aconteça tudo de forma organizada.
O que é cerimonialista de casamento?

A cerimonialista de casamento é a pessoa responsável por toda a organização do dia do casamento. A pessoa encarregada de saber todos os tipos de cerimonial. Além disso a cerimonialista é quem coordena tudo, mas tudo mesmo no dia da festa, para que os noivos e familiares não se estressem com nada.
É a cerimonialista que combina com os fornecedores o que entregar e aonde, o que cada funcionário vai fazer no dia da festa. Vai orientar na entrada da cerimônia quem deve entrar primeiro, em que hora, a música para cada entrada. Também na festa é a cerimonialista que vai dizer o horário das fotos, horário da comida, quando é para abrir a pista de dança e uma infinidade de outras coisas.
Todas essas atribuições da cerimonialista são previamente conversadas com os noivos, para que tudo fique alinhado com a expectativa deles.
Vale a pena contratar um cerimonialista de casamento?

A resposta é sim e como vale. Porque todo o andamento da festa, qualquer imprevisto ou problema quem vai resolver é a cerimonialista. No dia do nosso casamento a última coisa que a gente quer é se estressar ou sobrecarregar um membro da família. Então contratar uma cerimonialista é com certeza um bom investimento.
O que é assessoria de casamento?

A assessoria de casamento é quem auxilia os noivos desde o começo da preparação do casamento até o fim da festa. Ela é a responsável por entender o orçamento dos noivos e apresentar os fornecedores de todos os serviços para eles.
Além disso a assessoria ajuda na escolha do estilo da festa, logística do casamento, auxílio com a lista de convidados e muitas vezes um ouvido amigo. Contratando uma assessoria você não precisa se preocupar em procurar fornecedores, pois a assessoria fará isso.
Vale a pena contratar uma assessoria de casamento?

Vale sim. Fazer orçamento com vários fornecedores de todas as áreas, organizar a festa, fazer lista de convidados, correr para todos os lados com os imprevistos não é uma tarefa fácil. Só quem passou sabe como é estressante. E geralmente os noivos são de primeira viagem, nunca organizaram uma festa desse tamanho e importância antes, então não tem experiencia nenhuma com várias áreas de um casamento.
Por todos esses motivos ter um profissional do lado auxiliando desde o começo é de grande ajuda. Evita bastante dor de cabeça, além de ter um resultado final lindo e aproveitar o grande dia despreocupados.
Resumo
Cerimonial de casamento- É a organização da cerimônia, um roteiro de como devem ir acontecendo as coisas ao decorrer do casamento.
Cerimonialista- A pessoa responsável pelo andamento da cerimônia e da festa é quem deve conduzir o cerimonial.
Assessoria- A assessoria é a pessoa ou empresa que vai auxiliar os noivos desde o começo da preparação do casamento até o dia da festa. Cerimonialistas também podem ser contratadas para assessoria.