Casamento na praia: Tudo o que você precisa saber para fazer o seu

O nosso assunto de hoje é casamento na praia, sim um guia completo de tudo o que você precisa para um casamento dos sonhos. Então se você tem dúvidas se realmente vale a pena casar na beira da praia, como se organiza ou qual o vestido, decoração, roupa do noivo ou praia ideal vem conferir comigo tudo o que precisa saber.

Por que fazer um casamento na praia?

Bom, para os casais que já se imaginam casando na praia essa pergunta é bem fácil de ser respondida.  Mas para quem ainda está na dúvida ou quer ter ainda mais certeza basta continuar acompanhando o post para acabar com as dúvidas.

Casar na praia significa ter uma conexão única com a natureza. Por isso uma vista exuberante ao dispor do casal, as ondas do mar como trilha sonora, a tranquilidade de estar com o pé na areia e o ar de liberdade e serenidade na cerimônia são qualidades exclusivas do casamento na praia.

Assim sendo, se vocês são um casal romântico, muito apaixonados um pelo outro e querem um casamento inesquecível com toda a beleza da natureza bem de pertinho, casar na praia é a opção certa.

Então agora que vocês já estão decididos a ter um casamento litorâneo, vamos ver tudo o que vocês precisam saber para organiza-lo.

Como organizar um casamento na praia

Com certeza, como já vimos, o que não faltam é motivos para casar na praia. Porém existem alguns cuidados obrigatórios na hora da organização de um casamento praiano. Por isso agora vamos ver como planejar um casamento na praia e alguns cuidados necessários para não ter nenhuma surpresa desagradável no grande dia.

Burocracia

Num casamento na praia nem tudo é sombra e água fresca. Pois apesar de a praia ser um local público a prefeitura cobra uma taxa por m2 usados durante o evento e também é necessário ter o alvará que é a permissão para realizar o casamento em local público.

Além dessas permissões gerais, cada cidade litorânea tem uma documentação e taxas especificas para liberar o casamento para ser feito na praia. Por isso é muito importante verificar essa parte burocrática com no mínimo 6 meses para o casamento. Então ligue primeiro para prefeitura da cidade na qual será o casamento para se informar e depois mão a obra para conseguir as liberações.

Clima

O clima é muito importante para os casamentos ao ar livre e também é algo incontrolável e imprevisível. Infelizmente podemos ter todo o cuidado do mundo com a escolha da estação, da temporada e ir acompanhando a previsão do tempo todo dia, mas a verdade é que só saberemos se vai ter chuva ou não na hora do casamento. Por isso sempre tenha um plano b, seja mudando o casamento para algum local fechado ou para montar uma estrutura de cobertura.

E um cuidado especial com o clima num casamento na praia é o vento, ele é inevitável. Por isso é sempre bom reforçar as estruturas aéreas da decoração e prender as coisas que podem voar.

Ainda falando em vento de praia, ele sempre vem acompanhado da maresia. Então nunca é demais cuidar com os cabelos, até mesmo optando por um penteado mais preso ou por menos tempo solto. Desse modo não a risco de o vento e a maresia acabarem com o penteado.

O sol na praia também é outro ponto de atenção, tanto para os noivos como para os convidados. Por isso os noivos podem optar por marcar o casamento num horário em que o sol não está mais tão forte e mesmo assim disponibilizarem protetor para os convidados.

A escolha da praia certa

Para escolher a praia perfeita para a realização do casamento é preciso levar em conta algumas coisas. Por exemplo, a distância que os convidados vão ter que se deslocar até a praia escolhida, se a praia é de fácil acesso, a “privacidade” dessa praia, ou seja, se é uma praia badalada ou é possível ter uma cerimônia sem penetras.

Além disso, caso chova tem algum lugar perto para se realizar a cerimônia? Tem banheiros próximos para os convidados? Tem alguma estrutura para a equipe do buffet e outros profissionais? 

Organizar o casamento pensando nesses detalhes vai fazer toda a diferença no final, pois o sucesso será garantido. E assim o casamento vai ser ainda mais perfeito do que nos sonhos.

Vestidos de noiva para casamentos na praia

Antes de falarmos dos modelos de vestidos de noiva mais famosos para casamentos na praia, vamos falar um pouquinho do conceito noiva moda praia internacional.

Praia é sinônimo de férias, descanso e tranquilidade. E isso reflete, e muito, na moda praia das noivas. Pois o visual tende a ser mais clean, fluido e até mesmo mais aberto. Então independentemente do modelo que você escolher para o seu vestido de noiva, ele tem que ser como diz uma das revistas de maior autoridade em moda, a Vogue: leve, suave e com pouco brilho.

Sereia

Além de o próprio nome combinar perfeitamente com a praia, o vestido de noiva do corte sereia é um dos mais queridos para casamentos litorâneos. Isso porque seu corte além de ser despojado, moderno e fluido é elegante e muito marcante para todos os tipos de noiva.

Império

O vestido de noiva do corte império por si só já tem a ideia de ser um vestido suave e leve. Por isso ao ser combinado com uma cerimônia na praia, se torna um verdadeiro aliado das noivinhas modernas e fãs do verdadeiro casamento pé na areia.

Reto ou Coluna

O vestido de noiva do corte reto ou coluna tem a mesma ideia do vestido império, ou seja, um vestido elegante, mas suave e marcante. Assim as noivas que tem esse estilo mais despojado, mas não abrem mão da elegância, com certeza devem experimentar o modelo império. 

Midi

Os vestidos de noiva midi são uma sensação para cerimônias praianas, pois o corte midi foge da ideia de vestido de noiva tradicional e ainda permite deixar os pezinhos a mostra. E que noiva que sonha em casar na praia não pensa num vestido fora do convencional?

Saia e blusa

O “vestido” de noiva saia e blusa ou cropped e saia também é uma super sensação de casamentos na praia. Isso porque assim como o vestido midi, foge do tradicional e também é fluido, leve e moderno. Então para as noivas que amam um estilo barriga de fora o modelinho saia e blusa é perfeito.

Além do corte do vestido também é muito importante escolher tecidos com um caimento leve. E quanto a estampa, bordado, recortes, franjas, babados, capas e tudo mais a que se tenha direito no que dá caimento e personalidade ao vestido, pode usar sem medo no seu vestido de noiva moda praia.

Roupa do noivo para casamento na praia

Antes de mais nada, é a roupa da noiva que manda no evento. Então se o vestido da noiva for super elegante e elaborado a roupa do noivo também tem que ser. Agora se a noiva optar por um vestido mais simples e leve a roupa do noivo segue a mesma regra.

Terno ou smoking

Os noivinhos praianos podem sim optar por usar terno ou smoking com colete, gravata, sapato e tudo a que têm direito. Pois se a cerimônia e a festa forem mais glamurosas, a ocasião pede sim mais produção. Porém, lembrando da regrinha, se o vestido da noiva estiver de acordo. 

Colete ou suspensório

Noivos trajados com camisa social, calça social ou sarja e de suspensório ou colete são tendência de casamentos na praia. Pois esse tipo de traje ao mesmo tempo que é elegante, também é despojado e leve.

Um jogo legal aqui para equilibrar esse look curinga é optar entre pé na areia (para um clima mais informal) ou sapatênis (para um clima mais formal). Então com certeza é uma aposta segura para todos os tipos de cerimônias praianas e também combina com quase todos os estilos de vestidos de noiva moda praia.

Calça de sarja ou dobrada

Os noivos também podem usar uma calça mais informal como a de sarja, ou uma calça social dobrada. Porém o uso da camisa social é obrigatório, suspensórios nesse tipo de look também ficam lindos. Porque geralmente esse tipo de traje é para cerimônias super despojadas e leves, então esses detalhes mais formais com roupas mais leves dão um equilíbrio lindo ao traje do noivo.

Decoração para casamento na praia

Casamentos na praia já contam com uma decoração exuberante natural. Então não é necessário muito investimento para ter um casamento lindo. Além disso o ambiente da praia combina com quase todos os tipos de decoração, com raras exceções.

Por esses motivos a escolha da decoração na praia é muito mais uma questão de gosto e necessidade. Mas vamos falar agora um pouquinho dos estilos de decoração mais queridos dos casamentos na praia. 

Minimalista

O estilo de decoração minimalista se encaixa perfeitamente com um casamento praiano, pois a ideia do minimalismo é Menos é Mais. E tendo toda a beleza da beira da praia como decoração natural, poucos elementos decorativos são necessários para ter um casamento lindo e natural.

Folk

A decoração do estilo folk é outra super aliada dos casamentos de praia. Porque a decoração folk combina elementos étnicos, hippies, rústicos e artesanais. Então nem preciso dizer que para casamentos praianos despojados e elegantes o estilo folk é uma das melhores opções.

Boho Chic

Boho Chic é o estilo de decoração que une peças contemporâneas, vintage, românticas e folk. Além disso esse estilo é caracterizado pelas palavras liberdade e despreocupação. Então se a ideia é um casamento leve, fluido e muito lindo considere na sua listinha a decoração Boho chic.

Romântico

O estilo romântico na decoração de casamento na praia é outro forte candidato. Pois utiliza cores mais neutras, elementos decorativos pequenos e delicados, muitas flores e romantismo. Também esse estilo de decoração transmiti muita suavidade, delicadeza e requinte. Então com certeza vale pensar com muito carinho nessa opção de decoração.  

Rústico

A decoração rústica é curinga para todos os tipos de casamento. Porém para casamentos na praia esse estilo de decoração chega a ser um complemento. Pois todos os elementos decorativos amadeirados, naturais e artesanais são exatamente a proposta do casamento praiano. Por isso o estilo rústico é um dos preferidos para casamentos litorâneos.

E além desses estilos de decoração existem muitos outros que podem sim ser usados no seu casamento. Então para conhecer mais estilos continue acompanhando o Noiva de Botas.

Dicas das melhores cidades com praias para casamento

  • RS- Torres
  • SC- Balneário Camboriú 
  • PR- Ilha do mel
  • SP- Bertioga
  • RJ- Angra dos reis
  • ES- Barra Nova
  • BH- Salvador
  • SE- Aracaju
  • AL- Maragogi
  • PE- Ipojuca
  • PB- João Pessoa
  • RN- Cajueiro
  • CE- Fortaleza
  • PI- Luís Correia
  • MA- Barreirinhas
  • PA- Belém
  • AP- Calçoene

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Doces e salgados de casamento
Alimentação Casamentos Noivas

Salgados e Doces para casamento, do simples ao fino

Hoje vamos falar sobre um assunto de dar água na boca, doces e salgados para casamento. Pois eles são os responsáveis por dar as mesas do casamento vida e sabor. Então por isso, vou te ensinar a como calcular as quantidades, escolher as variedades, fazer a logística no dia da festa e tudo mais o […]

Leia mais
Coquetel casamento
Alimentação Casamentos Noivas

Coquetel para casamento- Melhores bebidas para servir

Com os casamentos voltando a todo gás nessa temporada e os casais optando cada vez mais por coquetel na hora da refeição. Afinal, em muitas cidades o número de convidados ainda é restrito. O post de hoje está dedicado a te ajudar a escolher os melhores drinks para servir no coquetel do seu casamento e […]

Leia mais
Casamentos Noivas

Cerimonial de casamento- Qual é a ordem de entrada e como fazer dar certo?

Você já ouviu falar de cerimonialista, assessoria e cerimonial de casamento, mas não faz a mínima ideia de o que é o que e pra que serve? Se esse é o seu caso, você não está sozinha. Os preparativos para o casamento podem ser bem estressantes e ter alguns termos que mais dificultam do que […]

Leia mais